SO FAR AWAY

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Taizé'12



finalmente voltei. não postei logo no dia em que vim uma vez que para além de não ter todas as fotos, adormeci depois de almoçar e só acordei no dia seguinte às seis da manhã, tal era o meu cansaço.
este vai ser dos meus maiores posts, aliás, o maior de todos. sinceramente não tirei grandes fotografias durante a minha estadia em Taizé, mas acho que preferi viver os momentos e deixá-los ali.
saímos de Alcains na sexta-feira, dia 20, por volta das quatro e meia tendo como destino: Paris.
em relação a estas primeiras fotos, podemos destacar logo a primeira que revela a nossa vingança depois de termos sido pintados pelo Josh e da nossa chegada a Paris por volta das cinco da tarde, hora local.

primeiro que encontrássemos uma casa-de-banho foi o cargo dos trabalhos. nos cafés não nos deixavam entrar por sermos um grupo bastante grande e as públicas não estavam bem ao nosso agrado. lá encontrámos esta, apesar das dificuldades em fechar a porta.

lá avistámos a Torre Eiffel e perto dela aquelas duas pérolas. como tínhamos uma viajem de barco pelo Rio Sena (na qual nos seriam apresentados vários edifícios e factos históricos) decidimos deixar a subida à torre para mais tarde podendo apenas passar pelas lojas de lembranças.


jantámos no MacDonald's, como não podia deixar de ser, e depois ainda podemos passear um pouco antes de nos dirigirmos para a Torre.

e como não podia deixar de ser, tirei fotografias com o meu namorado na cidade do amor, mesmo ao pé e mais tarde, dentro da Torre Eiffel. 


chegámos a Taizé depois da hora de almoço de dia 22 e até que nos fossem distribuídos os locais para montarmos as nossas tendas foi um pouco demorado. esse dia ficou logo comprometido já que foi o primeiro impacto apesar de isso não afectar as primeiras amizades e partilhas de sorrisos.
acho que vou começar por vos mostrar a parte da alimentação. em relação ao pequeno-almoço (que era talvez a melhor refeição e que estava isenta de surpresas já que se repetia dia após dia) era composto por duas mini barras de chocolate preto, um cacau ou chá, dependendo do gosto de cada um, e um mini cacete com manteiga. as fotografias são de algumas refeições que nos foram dadas começando a serem servidos os almoços à uma e o jantar às sete e das intermináveis filas pelas quais tínhamos que passar.

falando um pouco mais da vida em Taizé, podemos referir o facto de existir uma missa às sete e meia da manhã e uma oração três vezes por dia (uma às oito e meia, outra ao meio-dia e vinte e outra às oito e meia da noite). estas demoram cerca de quarenta e cinco minutos, mas no meio de tanta canção e ainda os dez minutos de silêncio e reflexão pessoal, passam num instante. só tenho uma foto da igreja, pois como devem imaginar, não é permitido fotografá-la. a terceira foto é da missa das velas, na nossa última noite.
depois da oração da noite a maioria das pessoas junta-se no oyak e distribui-se por grupos onde há de tudo um pouco. da dança à música, aos jogos ou simplesmente, a dois dedos de conversa. convive-se com quem se conhece e com quem vemos pela primeira vez.
outras noites podem também ser passadas, somente, junto do grupo que "origem" ao pé das tendas ou mesmo dentro delas onde claro, não podiam faltar as partidas.

para terminar este post, mostro-vos o Lago do Silêncio e tal como o nome indica, é um local de total silêncio onde até a pintar nós encontrámos pessoas. tem paisagens lindas e como em toda a comunidade, muita paz e tranquilidade.

há muita coisa a dizer, mas acho que todos deveriam ter o direito a ir lá, pelo menos uma vez para terem o gosto de viver num sítio que para mim, é outro mundo, um mundo à parte.
estas duas últimas fotografias são da trança espinha de peixe que fiz à Ália e do nosso último almoço por aqueles lados.

não sei bem o que dizer para finalizar, só sei que ainda acordo a pensar que estou enfiada num saco de cama e que tenho que me preparar para a oração. ainda dou por mim a pensar no cântico cento e trinta e um ou a cantar o "Aleluia". acho que tenho saudades de tudo aquilo, até mesmo da comida. para dizer a verdade, acabo de almoçar e em menos de duas horas tenho fome. talvez, como tinha comentado com a Inês, aquela comida tivesse imensas proteínas e nos saciasse. não sei, mas é estranho. todos os dias às dez da manhã juntavam-nos com um dos Irmãos e estavamos sentados por grupos de países com um tradutor. tenho também saudades dos grupos de reflexão, dos quais ainda não falei mas que passo já a explicar. perante dois monitores, no meu caso duas monitoras, foi feita uma junção de pessoas de vários países e no meu grupo: quatro portugueses, dois alemães, um húngaro e três sérvios. juntávamo-nos por volta das onze e à tarde às três e meia. falávamos sobre o tema do texto da manhã, fazíamos jogos e dia sim, dia não, fazíamos limpezas.
tenho saudades de tudo, até dos dias em que andei um pouco mais em baixo.
já terminou aquela aventura, mas cá dentro, muita coisa ainda agora começou.
se tiverem alguma pergunta ou dúvida não hesitem em perguntar, assim como partilhar alguma experiência se por acaso já deste um pulo até lá.
beijinhos muito doces.

66 comentários:

  1. deve ter sido brutal :') gostava tanto de ir!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2.8.12

    tao giro, pena nao ter ido :( amo-te tas tao lindaaaa aninhas filipinas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUEM ME DERA QUE TIVESSES IDO, tu sabes!
      love you

      Eliminar
  3. Anónimo2.8.12

    gosto imenso da primeira foot que tens com o rafita lá ao pe da torre, estão tão giross :b aninhaa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2.8.12

    adoro linda!!

    ResponderEliminar
  5. Que fotos giras, deve ter sido bem divertido! ;)

    Beijoca*

    ResponderEliminar
  6. EU ESTIVE EM PARIS EM DEZEMBRO. MEU DEUS, ADOREI AS FOTOS. PASSEI POR CADA LUGAR EM QUE TU ESTIVESTE. QUE SORTE, GRANDE VIAGEM! EU NÃO PUDE LEVAR O MEU MAIS-QUE-TUDO xD

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido divertido!

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito das fotos e do teu blog, querida :) Sigo *

    ResponderEliminar
  9. a viagem foi sem dúvida espectacular carolina :D ♥

    ResponderEliminar
  10. pararece ser muito giro!!! Beijinho

    -------
    Giveaway Geleia Real de Cereja---> http://thepinkleatherjacket.blogspot.pt/2012/08/giveaway-geleia-real-de-cereja.html

    Giveaway Top Purple Fashion-----> http://thepinkleatherjacket.blogspot.pt/2012/08/giveaway-top-purple-fashion.html

    ResponderEliminar
  11. Sim, podes usá-la, ihih :)

    ResponderEliminar
  12. oh que querida! :') e as fotos com o teu namorado em paris oooh :))

    ResponderEliminar
  13. Oh amor, adorei as fotos com o teu namorado, que lindos! <3

    ResponderEliminar
  14. Fantásticas, diverti-me tanto, tive das melhores noites de sempre (:
    E as tuas férias? Em Paris?

    ResponderEliminar
  15. eu já vou a Paris em Fevereiro :) queria mesmo era ir a Taizé!

    ResponderEliminar
  16. espero que sim, espero que neste caso o tempo resolva tudo.

    ResponderEliminar
  17. Não tens mesmo de agradecer doce, gostei mesmo!

    ResponderEliminar
  18. há pessoas que não têm mm noção :s
    amei as fotos.

    ResponderEliminar
  19. ou "eu não fiz nada, se fiz ñ me lembro, mas desculpa" quando tu sabes que andou a flr mal de ti.

    ResponderEliminar
  20. e fazem altos textos para te pedir dcpa e tentar atirar-te areia pos olhos.

    ResponderEliminar
  21. acho que é mesmo falta de oportunidade :c

    ResponderEliminar
  22. sou como tu! PARIs é MAGNIFICO!!!

    ResponderEliminar
  23. Ahhh não faz mal querida! Foram 17€
    Adorei as fotografias! Adorava visitar o Lago do silêncio deve ser uma tranquilidade *-*

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada querida :D Amei as fotos!!! Sem duvida que é uma cidade lidissima <3
    Beijinhos,
    http://wildbirth.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Querias um código para o tradutor querida? Eu não uso nenhum, uso sim um gadgets, onde podes escolhes no layout
    Já sigo o blog também :)

    ResponderEliminar
  26. oh não fiques! talvez agora pelo meu "aniversário" eu volte a fazer!

    ResponderEliminar
  27. I love Paris. I've been there a year ago :)

    ResponderEliminar
  28. oh querida não sei como resolver isso, nunca me apareceu nd assim :s

    ResponderEliminar
  29. não dá para apagar fotos?

    ResponderEliminar
  30. Adoro o teu blog! Sigo*

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigada, sim claro que te sigo! Eu para o ano, tambem quero ir a Taizé. As minhas colegas que foram este ano adoraram :)

    ResponderEliminar
  32. Anónimo5.8.12

    já o fazias anteriormente..

    ResponderEliminar
  33. aww a sério que gostaste do meu blog? fico muito contente!! eu também adorei o teu e já estou a seguir :))

    ResponderEliminar
  34. obrigada! :)
    também gosto muito do teu novo design

    ResponderEliminar
  35. hii!! lovely blog :) following you now. if you could follow me too, i would greatly appreciate it. i think you'll like some of my outfits :)

    www.dailydisguise.com

    ResponderEliminar
  36. Eu adorava que se realizasse! :)
    Sigo também*

    ResponderEliminar
  37. adoreiii as fotos.


    http://paularanjeiraa.blogspot.pt, novo post. beijinhos*

    ResponderEliminar
  38. Wow! WOWnderful photos!! :)

    ResponderEliminar
  39. Oh asério fofinha?
    Obrigada :))

    ResponderEliminar
  40. e foi! e Taizé também parece ter sido muito agradável :) é difícil perder os hábitos quando chegamos a um novo local, nos dois dias depois de eu chegar a casa eu ainda acordava a pensar que ia dar um mergulho no rio e que podia ficar lá o dia todo e depois ia dormir numa tenda cheia de calor. é desses momentos que nunca esquecemos!

    ResponderEliminar
  41. também gosto muito do teu cantinho :)

    segui-te também. beijinhos

    http://paularanjeiraa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. E anda tudo bem contigo princesa? :)

    ResponderEliminar
  43. Deve ter sido tão giro :)

    http://ohiwishblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. claro que sim, vais ser a primeira a ''ouvir'' o meu relato!

    ResponderEliminar
  45. Adorei o blog, estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  46. Oh, não tens nada que agradecer! :)

    ResponderEliminar
  47. adoro sigo-te!
    folow back? <3

    xoxo,
    Becky

    ResponderEliminar

thank you for your lovely comment ♥